Hoje vou escrever sobre a chupeta que por alguns são amada e por outros odiada.
As mães muitas vezes recorrem a chupeta quando o bebê tem muita cólica, por indicação de familiares ou ainda por ajudar a acalmar o bebê mais rápido e fazer ele dormir.
Aqui em casa acabei dando a chupeta, hoje me arrependo um pouco, não sei se daria para o meu segundo filho, mas acho que não.
Como escrevi outro dia, estou tirando a chupeta do José Eduardo, acabei optando em ir diminuindo o tempo que ele permanece durante o dia com ela e dou anoite na hora de dormir. Outra coisa que fiz foi fura-la com agulha o que diminui a sucção e ele acaba não sentindo tanta necessidade dela.
Quero que esse processo seja o menos traumático possível para ele, pois fui eu que quis dar a chupeta e agora não posso ir tirando sem me importar com as necessidades dele.
É por todo esse sentimento que resolvi escrever sobre esse assunto, para que as mães que ainda não deram a chupeta aos filhos pesem bem os pros e contras, e apenas depois de tudo decida se vale a pena dar a chupeta ao bebê.
A palavra chupeta em inglês significa Pacifler que quer dizer pacificadora. e é exatamente isso que ela faz apaziguar, ou seja, acalmar o choro.
A chupeta existe desde muito tempo atrás, e desde então vem sendo usada por diversas mães. Existe muita polêmica em torno desse assunto, onde nem mesmo a opinião dos pediatras entram em um consenso.
Alguns dizem que usada com bom senso e moderação não faz mal algum e até ajuda. O meu atual pediatra é dessa opinião, ele diz que a chupeta ajuda muito a acalmar os bebês e que pode ser usada tranquilamente até os três anos de idade. Recomenda apenas que o uso dela seja restringido, não devendo deixar a criança com a chupeta grande parte do dia.
Outros dizem que a chupeta não traz nenhum beneficio ao contrário traz inúmeros malefícios. Alguns deles são: otites, não se sabe ao certo qual a ligação entre a chupeta e a otite média, agora as estatísticas devem ser levadas em consideração; problemas dentários, os dentistas acreditam que o uso prolongado da chupeta pode causar problema com o desenvolvimento dos dentes, e principalmente se esse uso é frequente e se prolonga até o nascimento dos dentes fixos; prejuízo a amamentação, existem dados que mostram que crianças que fazem uso da chupeta acabam largando o peito nais cedo do que as que não usam a chupeta.
A muita discordância em torno da amamentação e o uso da chupeta, pois enquanto uns acreditam que a chupeta ajuda a criança a largar o hábito de mamar no peito, outros acreditam que a mães acabam recorrendo a chupeta exatamente porque estão com dificuldades para amamentar.
Se depois de ler tudo você acabar optando em dar a chupeta ao seu filho tente pelo menos esperar até ele completar 3 meses, sendo que nesse período a chupeta pode sim interromper a amamentação.
Finalmente, depois de ler inúmeros artigos, blogs e alguns livros sobre a chupeta, cheguei a conclusão que, como disse já anteriormente, não daria mais a chupeta para um segundo filho e acho que nem para o primeiro, se pudesse voltar atrás.
O principal motivo para o meu quase arrependimento é ter que tirar a chupeta, mesmo que meu pediatra diga não se preocupe, eu me preocupo sim. Apesar de gostar muito do médico que levo meu filho e concordar com a maioria das posições que ele defende. Depois de ler muito vi que o "crime não compensa", porque eu não posso esperar ele querer largar sozinho, pois isso pode levar mais tempo do que o recomendado. Mesmo estando fazendo de tudo para ele deixar o hábito de chupara gradativamente vai ter um momento, o que me assusta é que este momento esta chegando, que vou ter que ser mais drástica e não dar mais a chupeta.
Essa é a vida de mãe, quase nunca é fácil e cabe somente a nós, claro junto com os pais, tomar essas decisões importantes. O que importa é que nunca tomamos uma decisão para prejudicar, podemos até errar mas sempre tentando acertar e fazer o melhor para os nossos filhos. É que nem sempre é fácil e quando somas mães de primeira viagem fica mais difícil ainda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário