terça-feira, 21 de abril de 2015

1ª Semana de Vida do Bêbe

A primeira semana do recém-nascido não é fácil para os pais, pois é um período de adaptação onde a rotina deve ser adaptada ao bebê.

Quando o José Eduardo nasceu, a primeira pediatra dele me disse para dar mama a ele apenas de três em três horas, que não era necessário mais e se chorasse era para acalma-lo de outro jeito e não dar o peito. Eu que já não tinha muito leite e facilidade para amamentar, essa método piorou tudo. 

Na época sem experiência e com essas indicações nada correu muito bem e acabei não conseguindo amamentar até os seis meses como queria.

Depois que mudei de pediatra ele me disse que bebê não tem hora para mamar. Dando o peito em livre demanda para o bebê o leite aumenta mais rápido pois é mais estimulado e amamentar fica mais natural.

Agora outro cuidado que deve ser observado é no caso do bebê nascer prematuro ou com baixo peso, é preciso acordá-lo para mamar mais vezes durante o dia e também à noite para ganhar peso mais rápido.

Em relação aos cuidados com a hora das trocas é muito importante para que o bebê não asse trocar as fraldas sempre que estiverem molhadas, limpando e secando bem cada dobrinha.

Deve ser falado ainda sobre o umbigo, até que ele caia, a limpeza deve ser feita todos os dias. No banho ele deve ser lavado sem medo com água e sabão, depois não esquecendo de secar bem, e por fim, deve ser usado álcool 70%.

Finalmente, em relação ao banho a mamãe deve colocar a água na banheira, sentir esta em uma temperatura agradável (pode ser colocando a parte de baixo do braço) e deixar tudo que será usado perto. Inclusive as roupas e a fralda do bebê devem estar arrumadas para que não demore muito para troca-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário