segunda-feira, 25 de maio de 2015

Grávida? Conheça os primeiros sintomas

Quando estamos tentando engravidar a ansiedade é tanta que ficamos analisando o nosso corpo e analisando cada detalhe cada sintoma diferente para ver se é um sinal de que esse mês deu certo. O teste só pode ser feito depois do atraso menstrual e até que esse dia chegue é impossível não procurar outros meios que nos mostre que pode ser que deu certo...

Assim, quando foi a minha vez tinha uns sintomas que senti, mesmo antes do atraso menstrual, na época não dei tanta importância para não criar expectativas, mas depois do positivo comecei a ligar as  coisas e ver que todas aquelas mudanças eram em decorrência da gravidez.


Alguns sintomas que podem alertar sobre uma possível gravidez:


 - Corrimento vaginal cor-de-rosa

Esse é um corrimento normal que ocorre pela fecundação do óvulo, a mulher pode apresentar esse muco vaginal apenas após três minutos da relação sexual ou até três dias depois, sendo esse o tempo estimado de vida dos espermatozoides.



 - Cólica ou dor abdominal

Esse é um sintoma bem comum de acontecer, pois pelo aumento do fluxo sanguíneo na região pélvica para que os hormônios entrem em ação para preservar a gravidez. 



 - Mamas doloridas

Já nas primeiras semanas de gravidez, mais ou menos com duas semanas, a mulher já pode notar as mamas mais sensível, ficando mais doloridas e as aureolas também ficam bem sensíveis podendo ficar mais escuras. Isso ocorre pelo aumento de fluxo sanguíneo e também pelos hormônios, que já estão preparando as mamas para a amamentação.


 - Acne

O aumento de oleosidade da pele já acontece nas primeiras semanas podendo causar as famosas acnes, apenas algumas mulheres apresentam esse sintoma e pode ser controlado por produtos de limpeza próprios para melhorar a pele, claro que o produto só deve ser usado com orientação médica.


Inchaço abdominal

Esse sintoma aparece logo no início e ocorre por as inúmeras mudanças pélvicas, muitas vezes ele passa despercebido por ser um inchaço bem sutil.


 - Cansaço fácil

O cansaço fácil pode ser percebido logo nas duas primeiras semanas de gravidez devido às alterações hormonais e à diminuição da quantidade de açúcar no sangue.


 - Aversão a cheiros fortes

É muito comum que no início da gravidez a mulher tenha aversão a cheiros fortes, mesmo que eles sejam aparentemente agradáveis, como perfume. A maioria das grávidas chega a vomitar após sentir um cheiro forte, como o da gasolina, do cigarro ou de produtos de limpeza, por exemplo. Este pode ser um dos sintomas que surge antes das duas semanas de gravidez.


 - Variação de humor

Esse sintoma também já aparece já nas primeiras duas semanas de gestação e sem motivos aparentes a futura mamãe pode chorar ou mudar de humor. Esse sintoma vai durar toda a gestação.


Todos esses sintomas citados podem ajudar a identificar uma gestação, eu por exemplo senti muito cansaço, tive acne que durou até o final da gestação, aversão a cheiros fortes, dor no adomem e a sensibilidade e alteração nos seios.

Na época não dei muita importância aos sintomas e achei que eram normais, mesmo que estava tentando engravidar, não acreditava que daria certo naquele mês, e apenas depois do teste é que levei em consideração tudo o que senti antes de saber do positivo e vi que apresentei muitos sintomas que já me alertavam sobre a gravidez.

Por isso tentantes, deve-se prestar muita atenção aos sintomas e as transformações do corpo, que até mesmo antes do esperado exame já se pode ter quase uma "certeza" da esperada gravidez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário