quarta-feira, 29 de abril de 2015

Como Proceder na Visita ao Recém-Nascido

Para fazer uma visita a família que acabou de ter um bebê o ideal é esperar um tempo pois os pais nas primeiras semanas estão se adaptando a nova rotina e se dedicam exclusivamente ao recém-nascido.

Apenas visite a criança e mãe no hospital se tiver uma grande intimidade principalmente com a mãe. Nessa situação não há problema em agendar uma visita ainda no hospital.

Se há dúvidas quanto ao tempo que se deve esperar para fazer uma visita o melhor é esperar que a criança complete pelo menos uns 90 dias, depois desse tempo a família já esta mais adaptada a nova rotina.

Segue algumas dicas que achei muito úteis de como se deve proceder em uma visita a um recém-nascido, que li hoje no site sempre família:


 - Sem beijo

Não beije e nem pegue nas mãos do bebê. O beijo no recém-nascido deve ser dado apenas pelos pais e a quem cuida da criança. A principal “porta” de contaminação dos bebês está no rostinho, pelo nariz e boca. Note que eles levam com frequência as mãos à boca.


  - Em casa

É bom aguardar algumas semanas para visitar o bebê em casa. Nunca chegue sem avisar ou fora do combinado.


  - Sem barulho

Não se deve falar ou rir muito alto. Aglomerações também não são indicadas. Se houver muitas visitas, é melhor ser breve e ir embora.



 - Não exagere nas dicas

A menos que os pais peçam ou deem abertura para isso, evite ensiná-los a cuidar da criança. Lembre-se: seus métodos ou os dos seus pais podem estar ultrapassados.


-  Passeios e convites


Crianças com menos de três meses não devem ir para locais fechados e aglomerados. Então, não fique chateado se o amigo que está com um recém-nascido não aceitar o convite para a festinha de aniversário do seu filho.


 - Crianças

Se você já tem filhos, leve-os para conhecer o bebê apenas se conseguir mantê-los comportados e se eles não estiverem adoentados. 


 -  Odores

No caso de uma pessoa que faça uso do cigarro ela deve deixar  ficar sem fumar pelo menos duas horas antes de visitar o bebê. Também é bom evitar o uso de loções, cremes ou perfumes fortes. Cheiros fortes podem causar alergia ou irritação no bebê.


 - Fotografias

Para fotografar o bebê os pais devem autorizar. Não use flash para proteger os olhinhos do bebê. Deixe que os pais postem fotos nas redes sociais.


  - Doente

Se você não estiver bem de saúde – mesmo que seja um simples resfriado – não vá até o recém-nascido. Se já marcou a visita, adie.


 - Maternidade

As visitas na maternidade devem ser feitas apenas por quem é bem próximo da mãe. E, mesmo nestes casos, evite o dia do nascimento. A mãe ainda está em recuperação e precisa de tranquilidade.


 - Higiene

Ao chegar à casa do bebê, a primeira coisa a fazer é lavar bem as mãos e braços até a altura dos cotovelos. Em relação à roupa, a possibilidade de contaminação da criança devido a contato com tecidos é mínima. D qualquer fora, evite ficar muito tempo com o bebê no colo.


 - Sem demora

A visita deve durar no máximo 30 minutos, só fique mais se os pais insistirem. Também não se deve aceitar nada para comer ou cafezinho.


  - Presentes

Para o bebê, você pode escolher clássicos como roupinhas, sapatinhos. Para a mamãe, opte por jóias, livros sobre maternidade. O pai pode gostar de livro, bebidas.


  - Privacidade

Caso seja a hora da mãe amamentar, dar banho ou trocar a criança, é melhor dar privacidade a ela. E se o bebê estiver dormindo, nem pense em acordá-lo.


 - Pode colo?

Não se deve pedir para segurar o bebê. Muitos pais sentem-se inseguros. Apenas segure a criança se eles a oferecerem. E se você não se sentir inseguro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário